Igreja da Santíssima Trindade – Fátima

Portugal, 2007

Igreja Santissima Trindade
Igreja Santissima Trindade 27
Igreja Santissima Trindade 26
Igreja Santissima Trindade 25
Igreja Santissima Trindade 24
Igreja Santissima Trindade 23
Igreja Santissima Trindade 22
Igreja Santissima Trindade 21
Igreja Santissima Trindade 20
Igreja Santissima Trindade 19
Igreja Santissima Trindade 18
Igreja Santissima Trindade 17
Igreja Santissima Trindade 16
Igreja Santissima Trindade 15
Igreja Santissima Trindade 14
Igreja Santissima Trindade 13
Igreja Santissima Trindade 12
Igreja Santissima Trindade 11
Igreja Santissima Trindade 10
Igreja Santissima Trindade 9
Igreja Santissima Trindade 8
Igreja Santissima Trindade 7
Igreja Santissima Trindade 6
Igreja Santissima Trindade 5
Igreja Santissima Trindade 4
Igreja Santissima Trindade 3
Igreja Santissima Trindade 2

Descrição

A Igreja da Santíssima Trindade é um projecto do Arquitecto Alexandros N. Tombazis, acompanhado pela Arquitecta Paula Santos, um edifício circular que se impõe pela beleza, pela harmonia, pela discreta imponência.

Inaugurada em Outubro de 2007, este espaço é integralmente revestido a pedra, quer exterior quer interiormente.

MCPM teve a imensa honra e prazer de produzir a pedra para este projecto, cuja construção esteve a cargo da Construtora Somague.

Toda a pedra utilizada nesta obra é de origem portuguesa, e de comprovada e reconhecida qualidade.

O exterior da Igreja é em Branco do Mar, pedra de cor branca extraída na zona do Arrimal, concelho de Porto de Mós, sendo o seu interior em Vidraço Ataíja (19.000 m2, produzido ao longo de um ano), nas variedades Crème e Azul, extraído em Ataíja de Cima, concelho de Alcobaça.

Todo o trabalho é desenvolvido com uma muito cuidada e rigorosa selecção, sendo imperativo a manutenção de um só tom de pedra por zona.

O Vidraço Crème foi utilizado nos pavimentos, lambrins, espelhos de água, escadarias, nartexes e capelas subterrâneas que se desenvolvem ao longo de um corredor de 150 m de comprimento.

O pavimento da igreja, em Vidraço Ataíja Crème, é composto por ladrilhos talhados em coroa que acompanham a curvatura da igreja. Cada fiada de ladrilho é um conjunto de peças curvas, com raios de curvatura que crescem em cada fiada. Um espaço de 9.000 m2 dos quais 7.200 m2 de ladrilhos curvos onde 9.000 pessoas se podem sentar confortavelmente em contemplação.

Em Ataíja Azul temos o foyer e respectivos pilares – 8 pilares com 1,2 m de diâmetro – revestidos com peças côncavas de quartos de círculo, sobrepostas em três fiadas, representando mais de 100 m2 de peças côncavas.

Os tampos foram produzidos por MCPM em Ardósia Preta e Lioz Crème, na sua grande maioria em peças maciças de 10 cm com os lavatórios escavados na própria pedra.